Luciana Castelo Branco

Dra. Luciana Castelo Branco

Sou psicóloga, profissional da saúde e do esporte de alta performance, com Mestrado em Ciências do Esporte e da Atividade Física (Faculdade de Medicina de Córdoba – Espanha), especialista em Saúde Mental (UFRJ) e Psicoterapeuta (Gestalt-terapia – IGTBA) com mais de 17 anos de experiência na psicologia clínica e esportiva atendendo atletas profissionais e amadores e pessoas que queiram se superar na vida realizando um trabalho individualizado respeitando suas particularidades e focando no desenvolvimento e aprimoramento de suas potencialidades.

Trajetória

Fui Psicóloga da Confederação Brasileira de Judô (CBJ) de 2011 a 2016 realizando a Preparação Psicológica da atleta Olímpica de judô Sarah Menezes (meu primeiro Case de Sucesso, 2009 a 2012) para as Olimpíadas de Londres contribuindo para a conquista do Ouro Olímpico em 2012.

Neste período, recebi uma homenagem do governo do estado por minha contribuição na trajetória vitoriosa da judoca Sarah Menezes. Após os Jogos de Londres, realizei a preparação Mental da mesma e de vários atletas da Seleção Olímpica de Judô para as Olimpíadas Rio 2016 participando de treinamentos de campo e competições nacionais e internacionais, realizando palestras e cursos de capacitação para todos os treinadores de judô do Brasil e participando ativamente das Olimpíadas Rio 2016 onde o Judô conquistou várias medalhas desde Mundiais à Olímpicas destacando as atletas Érika Miranda que se tornou maior medalhista em Mundiais do Judô e Mayra Aguiar medalhista Mundial e Olímpica.

Neste ciclo olímpico também fui contratada pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) para preparar os atletas de judô também para os Jogos Panamericanos de Toronto e Jogos Olímpicos participando ativamente de reuniões no COB.

WhatsApp Image 2021-03-23 at 16.40.57
Atletas do UFC

Desde 2015 venho realizando a Preparação Psicológica de atletas do UFC como Vicente Luque, Gilbert Burns (Durinho) e Viviane Araújo e posteriormente vários outros atletas de MMA como Herbert Burns e demais atletas de luta (judô, jiujtsu, boxe e Kickboxing) assim como outras modalidades como triatlo, natação, montain bike e tiro com arco que também desejam evoluir no seu esporte e/ou se profissionalizar.

Tendo em vista que a Preparação Psicológica é um processo individual e altamente especializado comecei a receber alguns executivos, empresários, médicos e estudantes de concursos que gostariam de exercer seu oficio potencializando suas habilidades mentais como um atleta de alto rendimento. Desta forma, conseguimos utilizar os recursos do Treinamento de Habilidades Psicológicas aplicados nos atletas de alto nível com sucesso, seguindo o curso natural da Ciência e adaptando a realidade de cada um. Os resultados foram tão positivos quanto nos atletas.  

Preparação psicológica

Realizei também a Preparação Psicológica dos competidores e treinadores das Olimpíadas do Conhecimento (2014) no SENAC e conquistamos uma medalha por Excelência em técnica em enfermagem na primeira participação. Além disso, hoje, os estudantes que participaram do treinamento mental revelaram mudanças significativas para o sucesso de suas carreiras posteriormente.

Devido aos resultados, o Departamento de Recursos Humanos do SENAC, me convidou para realizarmos um Projeto Piloto para o Desenvolvimento de seus Líderes. Assim, fizemos um Treinamento teórico e prático com os diretores e gerentes de cada unidade do Senac no estado do Piauí, em 2014 tendo uma repercussão tão construtiva que continuamos o projeto com mais três turmas em 2015, 2018 e 2019.

Atuo há mais de 17 anos com atendimento em consultório na área de psicologia clínica e, após o Mestrado, na área de psicologia do esporte. Atualmente, meu consultório está em Brasília – DF atendendo atletas profissionais e amadores e pessoas que queiram se superar na vida realizando um trabalho de expertise de forma individualizada respeitando suas particularidades e focando no desenvolvimento e aprimoramento de suas potencialidades lhe ajudando a conquistar seus objetivos e de curto, médio e longo prazo enfrentando as dificuldades da vida com habilidades mentais fortalecidas e em consonância com seus valores, princípios e personalidade.

Atuação

Psicologia Educacional do Esporte (Preparação Psicológica):

Compreende a Preparação Psicológica (preparação mental) Individual. Inicia-se com a avaliação psicológica esportiva para identificação dos pontos fortes e fracos a serem trabalhados em primeiro momento. Em seguida, a definição do treinamento de habilidades psicológicas (THP) que irão ajudar o atleta a aprimorar seus pontos fortes e desenvolver os seus pontos fracos. Posteriormente, realiza-se a reavaliação dos resultados alcançados e ajuste das técnicas de orientações do treinamento mental.

Algumas técnicas básicas do THP são: Estabelecimentos de metas, Diálogo Interior, Mentalização, Relaxamento, Meditação, etc. É importante saber que tais técnicas devem ser ensinadas e aplicadas por profissionais habilitados devido à forma cientificamente correta do método para que conquistem realmente os resultados desejados.

Psicologia Clínica do Esporte:

Compreende a avaliação e tratamento psicoterapêutico de atletas profissionais e amadores com suspeita e/ou diagnóstico de quaisquer Transtornos mentais ou emocionais como Depressão, Ansiedade, Obsessivo-compulsivo, alimentares, entre outros.

Marque sua Consulta
Open chat