Luciana Castelo Branco

O que é um Programa de Preparação Psicológica Esportiva (Preparação Mental)?

Um programa de preparação mental é composto por diferentes etapas e fases que incluem desde a avaliação psicológica inicial, o ensino, a aprendizagem e a prática de diferentes técnicas de treinamento mental, mudanças comportamentais, orientações aos treinadores e família, até a reavaliação após competição, proporcionando ao atleta a aprendizagem, manutenção e aperfeiçoamento psicofísico.

Atualmente, os termos “preparação psicológica”, “preparação mental”, “treinamento psicológico”, e “treinamento de habilidades psicológicas” são amplamente utilizados pelos pesquisadores para conceituar as intervenções a nível psicológico com o objetivo de levar os atletas a maximizar seu desempenho e rendimento no esporte.

A seguir, esclareceremos a você como funciona um programa de preparação mental individual e todas as suas etapas e fases.   

Qual a importância de iniciar a preparação mental com a avaliação psicológica esportiva?

“A ciência é feita de dados, como uma casa é feita de pedras. Mas um conjunto de dados não é uma ciência, tal como um conjunto de pedras não é uma casa”.

 (Garganta)

Concordam que qualquer coisa importante que vamos fazer na vida buscamos avaliar primeiro?! Se sentirmos algo no coração, vamos ao cardiologista e ele fará avaliação clínica e exames. Se vamos iniciar a preparação física, fazemos a avaliação física primeiro. No nutricionista, realizamos a bioimpedância…e assim por diante. Muitas vezes, por não conhecermos a área profissional e até pela ânsia de resolver “o problema” queremos pular essa parte e acabamos sendo seduzidos por “fórmulas mágicas” ou “receitas de bolo”. Bom, sinto dizer que na preparação mental este caminho não existe.

Para se iniciar um Programa de Preparação Mental com excelência é necessário à realização de uma avaliação psicológica individual minuciosa, na qual, serão avaliados seus pontos fortes e fracos que resultarão em seu Psicodiagnóstico Esportivo.

O trabalho tem início da seguinte forma:

  1. Iniciamos com uma entrevista inicial (Anamnese esportiva) onde o atleta irá falar sobre todo o seu histórico esportivo, desde quando iniciou, quais modalidades praticou, saúde física, títulos conquistados, acompanhamentos realizados, etc.
  • Aplicação de questionários, testes e inventários psicológicos gerais e específicos para o esporte. Podemos citar:
  • Questionário de estresse e recuperação de atletas;
  • Escalas de ansiedade e de depressão;
  • Descrição de personalidade;
  • Testes de atenção e concentração;
  • Questionário de metas;
  • Motivação para a prática esportiva;
  • Escala de estados de humor;
  • Habilidades psicológicas especificas para o esporte;
  • Avaliação da competição.

Ressalta-se que uma parte dos instrumentos só podem ser aplicados por psicólogos (restritos). São materiais restritos e vendidos somente pelas editoras de Psicologia, tendo o controle de sua distribuição e fiscalização pelo CFP.

Exemplo de resultado do Questionário de Estresse e Recuperação do Atleta:

Neste resultado identificamos aspectos psicológicos importantes e norteadores para as próximas intervenções do psicólogo do esporte. É um instrumento que aplicamos periodicamente monitorando a saúde e bem-estar do atleta e o impacto positivo ou negativo que venha a ter no seu desempenho podendo alertar desde uma ansiedade leve, dificuldades de realizar o treinamento mental, qualidade do sono, fadiga física e mental… até uma predisposição a lesão em períodos pré-competitivos.

Observe que, pelos próprios nomes dos instrumentos você já pode identificar sua necessidade e é através da entrevista inicial e queixa principal do atleta que selecionamos os que serão aplicados. Em um outro momento falaremos mais detalhadamente desses fatores avaliados. 
  • Análise e interpretação dos dados e elaboração do psicodiagnóstico. Esta etapa é onde realizamos a interpretação dos dados e analisamos os resultados dos testes para que possamos construir o psicodiagnóstico esportivo situacional do atleta, ou seja, os pontos fortes e fracos a serem identificados e trabalhados naquele momento.
  • A devolutiva ao atleta. Nesta etapa o psicólogo do esporte se reúne com o atleta e ambos conversam sobre os resultados e o melhor caminho no momento para iniciar o treinamento mental.

É importante frisar que o atleta tem total sigilo de toda a sua avaliação psicológica. Só podendo a mesma ser compartilhada com treinador, família e demais profissionais com autorização do atleta.

  • Início do treinamento Mental (treinamento psicológico) – Iniciamosum programa de preparação que será composto de diferentes técnicas que proporcionam ao atleta a aprendizagem, manutenção e aperfeiçoamento psicofísico, ou seja, começamos o ensino, aplicação e prática das técnicas de treinamento mental.   

Também é preciso ter conhecimento dos princípios éticos que norteiam a avaliação psicológica para sua maior eficácia:

  • É imprescindível o apoio e a confiança dos técnicos dos atletas para que o psicólogo do esporte possa trabalhar genuinamente;
  • É importante que estas avaliações estejam sendo paralelamente executadas juntamente com as avaliações dos outros profissionais da equipe técnica (preparação física, preparação nutricional, fisioterápica…), pois desta forma haverá uma integração entre as informações adquiridas favorecendo assim a otimização dos resultados para todos os profissionais;
  • A interpretação de todos os dados coletados na avaliação psicológica do atleta inclusive os testes psicológicos padronizados dependerão significativamente da experiência do psicólogo do esporte;
  • Ambiente e instalações adequadas para que o psicólogo do esporte possa trabalhar de forma ética e eficiente.

Como podemos ver, existe um caminho cientifico e comprovado para a identificação dos fatores psicológicos a serem trabalhados e que esta avaliação precisa ser individual para que a periodização de treinamento psicológico seja adequada as necessidades do atleta.

Principais objetivos do Treinamento de Habilidades Psicológicas (treinamento mental):

Compartilhe nas Redes Sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp
Marque sua Consulta
Open chat